Para burlar Televisa, SBT se divide em dois

Semana passada foi anunciada a divisão do SBT em dois: o SBT Geradora e o SBT Produtora e a extinção do Conselho do SBT, que, na verdade, nunca tinha mostrado sua função, já que tudo era decidido pelo Silvio Santos.

Uma dos maiores motivos da divisão da emissora é o contrato com a Televisa. O SBT tem medo de perder as novelas e elas derem mais audiência em uma emissora concorrente. Na teoria, Chaves, Chapolin, Clube do Chaves e Chaves em Desenho Animado são negociados em um contrato a parte, já que também é necessária a autorização de Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito. Mas, na prática, um contrato influencia o outro. O atual contrato com a Televisa proibide que o SBT produza novelas nacionais, somente adaptações de novelas da Televisa. Na divisão, o contrato seria herdado pelo SBT Geradora, deixando o SBT Produtora livre da obrigação.

O SBT usou essa mesma estratégia a cerca de 15 anos atrás, quando a sede era no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo. Foram construídas duas portarias, porém como o prédio era pequeno, as funções se misturavam e na prática as duas emissoras eram uma só. No final da década de 90, Silvio Santos tentou novamente dividir o SBT em dois, dessa vez na Anhangüera, onde não haveria essa mistura. Acabou que os departamentos foram dividos em “lojinhas”, o que encareceu a produção e afundou ainda mais o SBT na crise de 98.

Segundo informações, para assegurar essa separação, o SBT Geradora terá sua sede no bairro do Sumaré, em São Paulo. A separação deve ser oficializada em poucas semanas.